Due Diligence

A due diligence é um processo de investigação e auditoria nas informações de empresas fundamental para confirmar os dados disponibilizados aos potenciais compradores ou investidores.

Esse processo tem variações claras conforme a natureza do negócio e o tamanho da empresa mas, basicamente, refere-se a questões de ordem financeira, contábil e fiscal, além de aspectos jurídicos societários, trabalhistas, ambientais, imobiliários, de propriedade intelectual e tecnológica.

Enfim, trata-se de um trabalho que deve identificar os ativos e passivos contábeis e jurídicos, permitindo maior segurança na negociação para os compradores, acionistas ou investidores.

Nesse processo, o conhecimento técnico e a atuação ética com garantia de imparcialidade e confidencialidade da equipe da Actual Ventures é essencial para que a operação seja bem sucedida.

O processo

O trabalho da Actual Ventures em processos de due diligence pode ser em favor do vendedor, na preparação do pacote de documentos e informações – data room, ou do comprador/investidor, na auditoria do pacote de documentos e informações disponibilizado, investigação de informações inconsistentes e verificações perante órgãos públicos.

A equipe da Actual Ventures, conforme a finalidade da due diligence e a sua natureza, gerencia e controla os processos de troca de informações entre as partes envolvidas na transação.

O resultado do processo de due diligence é, normalmente, um relatório que aponta a situação geral do objeto da transação, confirma seus valores e identifica suas contingências.

Esse relatório será um dos elementos relevantes na elaboração dos instrumentos jurídicos definitivos para concretização da transação, assim como, auxiliará na fixação dos valores negociados.