Novo selo busca valorizar o “Vale do Silício” do campo

Pesquisadores e empreendedores do agronegócio lançaram na quinta-feira (05/05/2016) o AgTech Valley – Vale do Piracicaba, primeiro selo de denominação de um polo brasileiro de tecnologia voltado exclusivamente à inovação agrícola.

A intenção é aproveitar o ambiente de conhecimento do município paulista fomentado pelo campus da Escola de Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/ USP) e as empresas agrícolas já instaladas na região para criar uma marca capaz de gerar valor aos produtos e serviços desenvolvidos.

“Estamos entre as cinco melhores faculdades do mundo em estudos de agricultura tropical e temos hoje no vale do rio Piracicaba dezenas de empresas de inovação pesquisando desde etanol de segunda geração até microorganismos que capturam carbono. Somos o ‘Vale do Silício do agronegócio’. Precisamos usar isso a nosso favor”, afirma Mateus Mondin, professor do Departamento de Genética da Esalq e um dos idealizadores da iniciativa. “Não é possível estarmos em pleno século XXI e ainda sermos reconhecidos no país pela pamonha”.

Não é só a nomenclatura que remete o vale paulista ao do Silício, o polo de tecnologia mais inovador do mundo. E se as startups de Palo Alto são atraídas pela efervescência da Universidade Stanford, fomentando empreendedorismo e inovação, os três mil alunos, 250 docentes e 150 laboratórios da Esalq têm exercido influência similar na formação do agronegócio brasileiro.

Um levantamento inicial realizado pelo professor Mondin identificou a presença de 89 empresas agrícolas no vale, incluindo startups incubadas na Esalqtec e grandes empresas como a Raízen, também representada no Parque Tecnológico. Mas há mais delas, e outra vantagem do selo será juntar pontas, apresentar fornecedores e compradores e criar uma rede local de inovação e de negócios.

“Não há nenhuma região no Brasil com essa concentração de intelecto no agronegócio, mas essa concentração é desorganizada. Com o Vale do Piracicaba vamos mudar isso, para nos apresentar de forma diferente”, diz Sérgio Barbosa, gerente executivo da EsalqTec, a incubadora da Esalq. “Queremos que o estrangeiro não veja outra possibilidade a não ser vir para cá quando quiser atuar em agronegócio no país”. O nome bilíngue da marca sugere essa pretensão AgTec para os de fora, Vale do Piracicaba para o consumo doméstico.

Com dez empresas já “graduadas” desde a criação da incubadora, em 2006, e mais de 50 projetos ativos, o selo chega como suporte extra a quem está nascendo agora. Casos das startups Pragas.com, de insetos para pesquisas (ver abaixo), e a @Tech, voltada à pecuária de corte e leite. “O ‘Vale do Piracicaba’ não só ajudará a imagem da nossa empresa, mas reduzirá custos e otimizará resultados, na medida em que fortalece um grupo com objetivos iguais e localizado no mesmo lugar”, observa Cristiane Tibola, diretora da Pragas.com.

Fonte: Valor, 04/05/2016 – conteúdo editado

Link: http://www.valor.com.br/agro/4548483/novo-selo-busca-valorizar-o-vale-do-silicio-do-campo